Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP, NIT

23 comentários
NIS PIS PASEP NIT

Diante de tantas siglas como NIS, PIS, PASEP, NIT o cidadão fica confuso com o significado de cada uma delas e para que elas servem. Vamos aqui tentar dizer o que elas são, qual a diferença e para que servem.

NIS

O NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.
NIS, PIS, PASEP, NIT

O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.

É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.

Uma inscrição NIS é atribuída apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS. Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício. [Caixa].

Além da CAIXA, o NIS também pode ser atribuído por intermédio de outros órgãos.

  • Ministério do Trabalho
  • Desde 1997 o MTE iniciou a emissão dos novos modelos de CTPS. Além de apresentar vários itens de segurança, a nova CTPS é emitida com o NIS, caso o cidadão ainda não seja cadastrado.
  • Ministério do Desenvolvimento Social
  • O MDS, os estados e municípios em parceria com a CAIXA realizam o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda brasileira através do Cadastro Único. Cabe a CAIXA, dentre outras obrigações, identificar as pessoas cadastradas, atribuindo o número de identificação social (NIS).

PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.
O todo trabalhador da iniciativa privada possui o cadastro no PIS.

PASEP

O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS a diferença é que o PASEP é para funcionários públicos.

NIT

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador para quem deseja fazer os recolhimentos das contribuições ao INSS, quem deve fazer o cadastro do NIT são os Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo, O NIT é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual. Caso o contribuinte já tenha o PIS/PASEP poderá usar este numero para fazer o recolhimento ao INSS.
A inscrição dos segurados contribuinte individual, empregado doméstico, segurado especial e facultativo, será feita uma única vez e o NIT a eles atribuído deverá ser utilizado para o recolhimento de suas contribuições. Na hipótese de haver alteração ou paralisação, quando do retorno da atividade, o segurado deverá utilizar o mesmo NIT para efetuar o recolhimento de suas contribuições.

As inscrições do NIT podem ser feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS), na página da Previdência Social via Internet, no endereço (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html) ou pelo telefone através do serviço de atendimento telefônico (PREVFONE) - número 0800-780191.

23 comentários:

  1. posso utilizar o número do NIT para apesentar a um empregador substituindo o numero do pis?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um número diferente de NIT e PIS, e sou funcionário público deveria ter PASEP. Qual devo informar se solicitado para admissão em outro cargo público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o atendimento expresso da caixa que lá eles lhe informarão seu PIS ativo.

      Excluir
  3. Tenho um NIT e PIS com número diferentes, tem algum problema, o q isso significa? Sou funcionário público e deveria ter um PASEP? Qual devo informar para admissão em cargo público concursado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o mesmo número tanto para pis como pasep.

      Excluir
  4. como localizar o número do pasep de uma pessoa aposentada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o banco do BRASIL.

      Excluir
  5. Estou encontrando dificuldade para localizar o número do PASEP de minha mãe que é aposentada. já verifiquei no Banco do BRASIL e não foi localizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então procure a caixa economica

      Excluir
  6. Como posso recolher o nit.se nao tenho carteira assunada.mas contribuo com o nit.

    ResponderExcluir
  7. tenho o nit tenho direito ao abono salarial?

    ResponderExcluir
  8. Quero colocar a conta de energia da minha casa em baixa renda e lá no contrato pede o número do NIS, só que eu tenho PIS será que serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERVE. Como informado o número de uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício.

      Excluir
  9. Tenho carteira de trabalho desde 2002,assinei pela primeira vez em 2013,acontece q eu tinhau numero nit nao era pis...soh ano passado q foi cadastrado pis.tenho direito a receber esse ano?

    ResponderExcluir
  10. fui cadastrado ainda criança nº NIS trabalho com carteira assinada há um ano sofri um acidente no percurso para o trabalho tentei dar entrada no INSS e não consegui agendamento me pedem o nº do PIS que fazer?

    ResponderExcluir
  11. trabalho com carteira assinada há um ano, sofri um acidente no percurso para o trabalho e me encontro afastado porém ainda não consegui dar entrada no INSS pois não fui cadastrado no PIS tenho NIS tenho todos os laudos e atestados fornecidos por médico do trabalho do sus o que faço para receber este benefício?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!!
    Eu era trabalhodora autônoma e fazia o recolhimento atraves do NIT, agora estou trabalhando de carteira assinada e está sendo recolhido através do número do PIS, que é diferente do NIT.
    O meu PIS e o NIT são vinculados um ao outro? O recolhimento vai pra o mesmo lugar?

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho NIT e NIS, Eles servem como PIS?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Minha duvida é a seguinte: Como faço pra transformar o numero do NIS em PIS? Pois eu trabalho no RH de uma empresa e transmitir a rais dos funcionarios, mas 2 funcionarios ja tinham o numero do nis desde 2003, porem so teve um viculo empregaticio no ano de 2013. E o valor do abono não consta na caixa. A informação do funcionario da caixa é que a empresa teria que transformar o numero do nis em pis pra eles poderem sacar o abono.

    ResponderExcluir

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.