Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP, NIT

55 comentários
NIS PIS PASEP NIT

Diante de tantas siglas como NIS, PIS, PASEP, NIT o cidadão fica confuso com o significado de cada uma delas e para que elas servem. Vamos aqui tentar dizer o que elas são, qual a diferença e para que servem.

NIS

O NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.
NIS, PIS, PASEP, NIT

O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.

É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.

Uma inscrição NIS é atribuída apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS. Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício. [Caixa].

Além da CAIXA, o NIS também pode ser atribuído por intermédio de outros órgãos.

  • Ministério do Trabalho
  • Desde 1997 o MTE iniciou a emissão dos novos modelos de CTPS. Além de apresentar vários itens de segurança, a nova CTPS é emitida com o NIS, caso o cidadão ainda não seja cadastrado.
  • Ministério do Desenvolvimento Social
  • O MDS, os estados e municípios em parceria com a CAIXA realizam o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda brasileira através do Cadastro Único. Cabe a CAIXA, dentre outras obrigações, identificar as pessoas cadastradas, atribuindo o número de identificação social (NIS).

PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.
O todo trabalhador da iniciativa privada possui o cadastro no PIS.

PASEP

O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS a diferença é que o PASEP é para funcionários públicos.

NIT

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador para quem deseja fazer os recolhimentos das contribuições ao INSS, quem deve fazer o cadastro do NIT são os Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo, O NIT é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual. Caso o contribuinte já tenha o PIS/PASEP poderá usar este numero para fazer o recolhimento ao INSS.
A inscrição dos segurados contribuinte individual, empregado doméstico, segurado especial e facultativo, será feita uma única vez e o NIT a eles atribuído deverá ser utilizado para o recolhimento de suas contribuições. Na hipótese de haver alteração ou paralisação, quando do retorno da atividade, o segurado deverá utilizar o mesmo NIT para efetuar o recolhimento de suas contribuições.

As inscrições do NIT podem ser feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS), na página da Previdência Social via Internet, no endereço (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html) ou pelo telefone através do serviço de atendimento telefônico (PREVFONE) - número 0800-780191.

55 comentários:

  1. posso utilizar o número do NIT para apesentar a um empregador substituindo o numero do pis?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um número diferente de NIT e PIS, e sou funcionário público deveria ter PASEP. Qual devo informar se solicitado para admissão em outro cargo público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o atendimento expresso da caixa que lá eles lhe informarão seu PIS ativo.

      Excluir
  3. Tenho um NIT e PIS com número diferentes, tem algum problema, o q isso significa? Sou funcionário público e deveria ter um PASEP? Qual devo informar para admissão em cargo público concursado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o mesmo número tanto para pis como pasep.

      Excluir
  4. como localizar o número do pasep de uma pessoa aposentada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o banco do BRASIL.

      Excluir
  5. Estou encontrando dificuldade para localizar o número do PASEP de minha mãe que é aposentada. já verifiquei no Banco do BRASIL e não foi localizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então procure a caixa economica

      Excluir
  6. Como posso recolher o nit.se nao tenho carteira assunada.mas contribuo com o nit.

    ResponderExcluir
  7. tenho o nit tenho direito ao abono salarial?

    ResponderExcluir
  8. Quero colocar a conta de energia da minha casa em baixa renda e lá no contrato pede o número do NIS, só que eu tenho PIS será que serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERVE. Como informado o número de uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício.

      Excluir
  9. Tenho carteira de trabalho desde 2002,assinei pela primeira vez em 2013,acontece q eu tinhau numero nit nao era pis...soh ano passado q foi cadastrado pis.tenho direito a receber esse ano?

    ResponderExcluir
  10. fui cadastrado ainda criança nº NIS trabalho com carteira assinada há um ano sofri um acidente no percurso para o trabalho tentei dar entrada no INSS e não consegui agendamento me pedem o nº do PIS que fazer?

    ResponderExcluir
  11. trabalho com carteira assinada há um ano, sofri um acidente no percurso para o trabalho e me encontro afastado porém ainda não consegui dar entrada no INSS pois não fui cadastrado no PIS tenho NIS tenho todos os laudos e atestados fornecidos por médico do trabalho do sus o que faço para receber este benefício?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!!
    Eu era trabalhodora autônoma e fazia o recolhimento atraves do NIT, agora estou trabalhando de carteira assinada e está sendo recolhido através do número do PIS, que é diferente do NIT.
    O meu PIS e o NIT são vinculados um ao outro? O recolhimento vai pra o mesmo lugar?

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho NIT e NIS, Eles servem como PIS?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Minha duvida é a seguinte: Como faço pra transformar o numero do NIS em PIS? Pois eu trabalho no RH de uma empresa e transmitir a rais dos funcionarios, mas 2 funcionarios ja tinham o numero do nis desde 2003, porem so teve um viculo empregaticio no ano de 2013. E o valor do abono não consta na caixa. A informação do funcionario da caixa é que a empresa teria que transformar o numero do nis em pis pra eles poderem sacar o abono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEÇA PARA O PROPRIO FUNCIOANARIO IR ATÉ UMA AGENCIA DA CAIXA FAZER ESSA UNIFICAÇÃO DE AMBOS LÁ ELE MESMO CONSEGUE UNIFICAR O NIS PARA O PIS.

      Excluir
  15. o numero do NIT serve com numero do NIS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, o número do NIT deixa de ser válido quando vc tiver um primeiro registro na CTPS; e esse primeiro registro será único e válido para toda sua vida laboral.

      Excluir
  16. dá pra tirar o número do nis pela internet? se sim, em qual site?

    ResponderExcluir
  17. dá pra tirar o numero do nis pela internet? se sim, em qual site?

    ResponderExcluir
  18. tenho nis e pis com números diferentes tem problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem, por que o número do NIS é o mesmo do PIS. Logo, vc tem duas inscrições e, deve se dirigir a CEF e solicitar um extrato para saber qual dos dois números é o válido.

      Excluir
  19. SOU FUNCIONARIA PUBLICA E TENHO PIS/PASEP E VOU ENTRAR EM PROGRAMA SOCIAL TENHO E POSSO FAZER O NIS,OU DE UTILIZAR O MESMO NUMERO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. utiliza-se o número do seu PIS?PASEP que é um número único para toda sua vida laboral.

      Excluir
  20. Eu já tinha um PASEP, pois fui funcionária Pública e agora trabalho em uma empresa só geraram outro PIS. Esse ano não consta abono salarial e já havia recebido há 3 anos. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir a Caixa E Federal, pedir a unificação dos doo números, vai valer o mais antigo. Depois levar o número antigo para empresa e pedir para ela retificar a RAIS.

      Excluir
    2. vc deve ir a CEF e pedir um extrato para confirmar qual PIS/PAEP está ativo; levar cópia deste extrato para a empresa que emitiu o novo PIS, pedindo para fazer a correção na RAIS; e, depois se dirigir a uma Agência do Ministério do Trabalho e Emprego, com cópia desses documentos, para solicitar a liberação do abono.

      Excluir
    3. respondido abaixo.

      Excluir
  21. Olá...Eu era contribuinte individual e tinha um NIT. Antes de ser registrada a empresa pediu que eu fosse a uma agência para encerrar esse pagamento. Aí fui registrada e foi gerado um novo número, agora um PIS. Saí do emprego e queria começar a pagar novamente como facultativo agora. Pelo 135 me informaram que eu deveria ir novamente a previdência fazer uma atualização de atividade e unificação do dois números, porém o atendente na agência disse que não era necessário, somente se eu quisesse fazer mudança do cargo, que só pelo meu cpf dava pra ver as contribuições e acabou não fazendo nada. Só gerou um boleto como facultativo com meu número de nit antigo e não o PIS...está correto? não teria q ser com esse número atual? ou o fato de eu ter cancelado o pagamento antes de ser registrada não cancelou o nit? Tenho medo de não contar esses meses pagos. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez registrado em CTPS, vc recebe um número do PIS/PASEP, e esse número será único para toda sua vida laboral, é o registro que está valendo.

      Excluir
  22. Olá, gostaria de saber se funcionario que possui NIT tem direito a licença matetnidade e afastamento por acidentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem, como toda segurada da Previdência Social.

      Excluir
  23. Cadastrei o nit sem saber o que era , só que eu já tenho numero do pis e eles são diferentes o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa fazer nada, como vc já estava cadastrada no PIS?PASEP, este primeiro cadastrado terá validade sobre o número do NIT; e esse número PIS será único para toda sua vida laboral.

      Excluir
  24. o nit e o nis podem ser usados para a mesma finalidade ?

    ResponderExcluir
  25. posso usar o numero do nis e do nit para uma mesma finalidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pode, uma vez registrada em CTPS foi gerado um número PIS/PASEP, que é a mesma coisa do número NIS; e esse número será único e válido para o resto da sua vida laboral.

      Excluir
  26. Sou aposentada por invalidez pelo INSS, tenho como fazer um NIS, para isenção de concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que já está aposentada já tem um número PIS/PASEP único, que nunca mais será alterado; esse número PIS/PASEP será o mesmo do número NIS.

      Excluir
  27. Tem um pessoa que na hora da admissão na empresa, apresentou um documento da caixa informando apenas o numero do NIS. Eu tenho um acesso da Caixa que posso fazer o PIS para os funcionarios que não possuem o numero do PIS. Nesse caso, posso solicitar o PIS ou devo ir a Caixa para vincular o NIS com o PIS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o NIS e o PIS é a mesma coisa, ou seja, o número do NIS é o número do PIS; por isso, vc não precisa ir a CEF para vincular um ao outro. Esse número NIS/PIS será único para toda vida laboral do Trabalhador.

      Excluir
  28. Olá,

    gostaria de saber se o número do NIT é equivalente ao PIS/PASEP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não e equivalente; o NIT é para o Trabalhador que nunca foi registrado em Carteira Profissional; assim, logo, no primeiro emprego registrado em CTPS obtém-se o número do PIS/PASEP, que será único para toda a vida do Trabalhador.

      Excluir
  29. NIT e PIS são a mesma coisa? Posso utilizar número do NIT caso eu não tenha o número no PIS?

    ResponderExcluir
  30. nunca assinei carteira eo numro do pis o nit q tenho q ter quando for assinar

    ResponderExcluir
  31. Trabalhei durante 20 anos de carteira assinada como empregada doméstica e contribuía com um nº de NIT. Hoje sou servidora pública e no momento da posse pegarm minha carteira e passaram a utilizar o mesmo nº. Cinco anos depois me avisaram que esse número é invalido para o pasep. Isso esta correto?
    Querm criar um novo nº começar nova contagem de 5 anos, isso está correto também? por que já sonhava com meu 14º salário. Preciso de resposta urgente. Obrigada

    ResponderExcluir

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.