Aplicativo FGTS: vantagens, extrato, como usar

Confira como usar o aplicativo FGTS, saiba para que serve, como usar, saiba tudo ao longo do texto.

Recentemente, tivemos a notícia de que o Governo Federal tomou a ação de liberar o dinheiro presente nas contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e muitas pessoas, assim como pode ser o seu caso, gostariam de saber se tem alguma quantia a receber.





Como hoje em dia é possível fazer quase tudo com as pontas dos dedos e uma tela, também se tornou possível verificar, através de um aplicativo, se você tem ou não algum saldo a receber pelo FGTS.



Aplicativo FGTS

Apesar de ser uma enorme vantagem é preciso ficar atento logo no começo desse processo: justamente na hora de baixar o aplicativo.

Nas lojas virtuais você irá encontrar dezenas de opções de aplicativos disponíveis para o download, prometendo a mesma coisa: verificar seu saldo do FGTS.
Mas fique atento: apenas um aplicativo é oficial e garante a segurança dos seus dados.

Visão geral do aplicativo FGTS


Somente o aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal é oficial, e é possível encontrar o mesmo pelo nome de FGTS.

Através dele você é capaz de consultar os depósitos realizados na sua conta do FGTS, atualizar seu endereço e localizar postos de atendimento mais próximos de você – tudo direto do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O aplicativo FGTS se encontra disponível tanto para celulares com sistema Android na Google Play, quanto para iPhone na App Store e Windows na Windows Store.

Ao realizar o download do aplicativo, é necessário que você leia e aceite o contrato de prestação de serviços apresentado na tela.

Em seguida, o aplicativo irá solicitar seu número do NIS ou PIS/PASEP – estes números podem ser encontrados na carteira de trabalho – e, após preenchida essa informação, você deverá inserir suas informações gerais, como: nome completo, nome completo da mãe, data e município de nascimento, número do CPF e número da carteira de identidade.

Ao final desse processo, será requisitado que você crie uma senha para conseguir acessar sua conta futuramente. Ao terminar esse simples cadastro, você já está apto para consultar seu saldo FGTS.

Vantagens do aplicativo FGTS


O aplicativo FGTS desenvolvido pela Caixa Econômica oferece várias vantagens aos seus usuários. Podemos citar como maior exemplo a comodidade: é possível acessar sua conta do FGTS a qualquer hora de qualquer lugar. 

O aplicativo também te permite visualizar todas as informações e, a partir delas, gerar um documento PDF que pode ser facilmente enviado por e-mail. Dessa forma, os usuários do aplicativo contribuem para a sustentabilidade, evitando um desperdício desnecessário de papel. 

A terceira vantagem que vale a pena ser citada é caso algum usuário de mude ou troque de endereço, não é mais necessário que o mesmo compareça à uma agência para regularizar a situação. Você possui a comodidade de realizar esse tipo de mudança de informação pelo próprio aplicativo. 

Caso ainda seja necessária sua presença em uma agência para esclarecimento de dúvidas, o aplicativo mostra quais são as unidades da Caixa Econômica mais próximas, de acordo com a sua localização.

Aplicativo FGTS

O aplicativo FGTS também oferece o serviço que permite que você trabalhador, mediante login correto no aplicativo, obtenha informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS. 

Essas informações serão enviadas por SMS direto para o seu celular. Mas mensagens informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. 



Você pode gostar de ler também: 

Acesso ao extrato resumido e completo


É possível, através do acesso pelo aplicativo, utilizar o serviço extrato. O mesmo pode ser acessado mediante informação do seu número NIS ou PIS/PASEP e da senha já previamente cadastrada no aplicativo FGTS. 

Através do extrato você tem acesso ao detalhamento dos seus dados cadastrais e todos os lançamentos realizados na sua conta vinculada pelos últimos seis meses. 

O serviço de extrato do aplicativo do FGTS informará alguns dados da sua conta, como: dados cadastrais do empregador, dados cadastrais do empregado, data da última atualização realizada no saldo, saldo e todos os lançamentos verificados na conta (tanto débitos quanto créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores. 

Através do extrato completo, é possível ter acesso a todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS /PASEP informado, o saldo atualizado e todos os lançamentos de todas as suas contas FGTS desde o primeiro depósito.

Aplicativo FGTS: e aí, vale a pena?


O aplicativo FGTS foi criado pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a acompanhar sua conta FGTS com muito mais praticidade. 

Pelo aplicativo, você é capaz de consultar os depósitos em sua conta FGTS, localizar os pontos de atendimento mais próximos de você e atualizar seu endereço, tudo isso feito pela tela do seu smartphone, a qualquer hora, de qualquer lugar. 

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.