Cadastro Único para programas sociais: Você sabe como funciona?

O cadastro único para programas sociais é um cadastro que você precisa fazer para ser incluso nos programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, auxilio emergencial e outros benefícios sociais oferecidos para pessoas em fragilidade social.

Vamos falar mais sobre o cadastro único para programas sociais, seus diferenciais e o que ele é capaz de fazer, além de todos os procedimentos para que este cadastro único para programas sociais seja realizado sem problemas, além de todas as questões relacionadas ao cadastro, aos programas e outros procedimentos que você precisa fazer.

O que é o cadastro único para programas sociais e como ele funciona em detalhes?


Este cadastro é uma forma que o governo federal criou para tentar evitar fraudes e manter a segurança dos diversos programas sociais. Por meio do cadastro único para programas sociais você tem acesso aos mais diversos tipos de benefícios oferecidos para pessoas na linha da pobreza e abaixo dela. Além da possibilidade do Bolsa família, é possível participar de programas de estímulo à agricultura familiar, criação de cisternas, preferência de vagas em cursos profissionalizantes e técnicos públicos e no Pronatec.

As vantagens do cadastro único para programas sociais são pensadas para ajudar a pessoa a sair da linha da pobreza e não depender mais de programas e benefícios governamentais. Desta forma, caso você esteja dentro da chamada margem de pobreza, faça seu cadastro no cadastro único para programas sociais.

Cadastro único para programas sociais
Quais são os pré-requisitos do cadastro único para programas sociais?

Para que você possa ingressar nos programas sociais do cadastro único para programas sociais, é importante que você, além de fazer seu cadastro, atenda as requisições mínimas de renda de cada um dos programas. 

É indispensável compreender que apenas o cadastro não garante a entrada em nenhum dos programas, sendo apenas a apresentação da sua necessidade. O governo, por meio das secretarias e dos ministérios, vai decidir se a sua família é compatível como público alvo dos diversos programas possíveis, e entrarão em contato para fazer os cadastramentos necessários.


Documentos necessários  

Para fazer o cadastro único para programas sociais, é necessário um documento de identificação de todos os membros da família. Este documento pode ser certidão de nascimento, RG, Carteira de motorista, carteira de trabalho etc. 

O responsável pela família (este cadastro efeito geralmente no nome da mulher da casa) precisa de CPF e título de eleitor, exceto em casos de comunidades de quilombolas e indígenas, que deixam de precisar desta documentação adicional.

As famílias que passam pelo cadastro único de programas sociais costumam ser auxiliadas e orientadas por um assiste social, que ajudará a família a manter os pré-requisitos dos programas sociais, acompanham a vida escolar das crianças e aconselham os pais a respeito de carreira e outras questões como planejamento familiar e assuntos similares. Com essa ajuda adicional, as famílias costumam se reestruturar e depender cada vez menos dos benefícios, até que se tornam autônomas.

Programas Sociais que precisam do Castro Único

Segue abaixo a lista dos principais programas sociais em que a inclusão no CadÚnico se faz necessário.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Carteira do Idoso
  • Aluguel Social
  • Concessão de bolsas por entidades com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação (CEBAS-Educação)
  • Identidade Jovem (ID Jovem)
  • Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos
  • Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • Plano Progredir - Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado
  • Programa Bolsa Família
  • Programa Cisternas - Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água
  • Programa Criança Feliz
  • Programa Minha Casa Minha Vida (Casa Verde Amarela)
  • Sistema de Seleção Unificada - Sisu/Lei de cotas
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Telefone Popular - Acesso Individual Classe Especial
  • Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Considerações finais  

Não perca a chance de melhorar sua vida e ter uma chance de fazer diferente! Faça seu cadastro único para programas sociais e melhore sua condição de vida!



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.